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Nutrição

A Panetteria ZN conta com uma equipe de nutricionistas qualificadas que fazem todo controle higiênico sanitário dos produtos produzidos na padaria.

Além disso, supervisiona as atividades do programa Vida Saudável através de sugestões para o cardápio e do fórum sobre alimentação tirando dúvidas de clientes. 

As nutricionistas que compõem a equipe fazem parte da Saúde Viver Consultoria e Assessoria em Nutrição, empresa que atua em importantes segmentos da nutrição, desenvolvendo atividades de consultoria e assessoria em estabelecimentos do ramo alimentício, educacional e atendimento nutricional.

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Dicas de Nutrição

O pão pode ser considerado um dos alimentos mais consumidos no mundo. Em seus mais variados tipos, característicos de cada país ou cultura, o pão muitas vezes é chamado de “suprimento da vida”, fazendo parte de uma dieta nutritiva e balanceada. O pão é um dos componentes dos sete grupos alimentares básicos, necessários para manutenção da saúde e crescimento do ser humano. Sem ele, as pessoas teriam que comer uma quantidade muito maior de outros alimentos muito mais caros para manter sua saúde energia.
O pão é fonte de vitaminas do tipo B (tiamina-B1, riboflavina-B2 e ácido nicotínico-B5), cálcio, magnésio e fósforo. A origem desses nutrientes é, basicamente, a farinha de trigo, principal ingrediente deste produto. Entretanto, pode-se adicionar outros ingredientes como ovos, leite, cereais, frutas, outros tipos de farinhas que também irão contribuir para o enriquecimento nutricional do pão embora, em menos escala.
Como a maioria das vitaminas presentes no trigo encontra-se principalmente no farelo e no gérmen, partes do grão removidas durante a

moagem, as farinhas devem ser enriquecidas de modo que contenham, para cada quilograma, no mínimo 3,66mg de tiamina; 2,69 mg de riboflavina; 13,28 mmg de vitamina B5 e 13,28mmg de ferro. Já a adição de cálcio e vitamina D é opcional.
Por acreditar que o pão engorda, muitos consumidores costumam cortá-lo de sua dieta, vendo-o como inimigo a saúde. Outros, ao contrário, fazem questão de integrá-lo à sua alimentação diária como elemento necessário para ter uma dieta balanceada.
Na verdade, a obesidade e o sobrepeso são enfermidades que devem ser tratadas por especialistas. E de nada adianta privar-se de alguns alimentos por intuir que estes engordam. “Muitas vezes, por ignorância ou irresponsabilidade, coloca-se a culpa no pão por alguém estar gordo, sem nem considerar a quantidade do pão que essa pessoa está ingerindo, ou quais complementos o acompanham.
Tampouco se avalia seu ritmo de vida e a atividade física que ela tem e pratica. Para uma

 

dieta equilibrada, os especialistas recomendam o consumo semanal de várias porções de grãos e pão.
Quem quer emagrecer, deve preferir uma alimentação equilibrada, composta por verduras, legumes, frutas, feijões e carboidratos complexos integrais. Os alimentos integrais são digeridos mais lentamente e, por isso, dão uma sensação maior de saciedade, além de conterem fibras que ajudam a regular o intestino. Neste caso, o pão integral pode ser uma opção melhor do que o pão branco.
Assim, a sugestão a ser dada às pessoas que pensam que o pão (como qualquer outro alimento) engorda, o conselho é repensar os alimentos que elas consomem e em quais quantidades o fazem. Vale também uma avaliação sobre o quanto essa pessoa está sedentária, quantas come por dia, e quão rapidamente mastiga oa alimentos. Muito provavelmente, o veredicto será diferente do que simplesmente colocar a culpa no pão.

Fonte: Revista IP&C, n. 770, Jun-Jul, 2010.

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